SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Educação ambiental no currículo de uma instituição de ensino superior: o processo de ambientalização curricularDa formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ONOFRE, Márcia Regina  e  SOUZA NETO, Samuel de. Políticas públicas, produções acadêmicas e mestrados profissionais em educação: qual é o lugar ocupado pelos professores?. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11162.  Epub 06-Dez-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11162.

Esse artigo promove uma discussão sobre o lugar ocupado pelos professores nas esferas políticas e acadêmicas e defende os Mestrados Profissionais em Educação (MPEs) como espaços de ressignificação da profissão. Respaldada em autores do campo da profissionalização do ensino e num estudo exploratório, a pesquisa estrutura-se, a partir da análise documental dos aparatos legais e, posteriormente, do levantamento do tipo estado da arte das produções na área. Os dados analisados revelam a permanência do tecnicismo nas políticas de formação e na proposição dos MPEs. Já as produções, anunciam perspectivas inovadoras, na efetivação dos programas, reconhecendo os professores como pesquisadores do campo profissional.

Palavras-chave : Mestrados profissionais em educação; Políticas públicas; Produções acadêmicas; Profissionalização do ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )