SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Políticas públicas, produções acadêmicas e mestrados profissionais em educação: qual é o lugar ocupado pelos professores?O abandono da docência por professoras universitárias iniciantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PEDRO, Luciana Guimarães  y  MELO, Geovana Ferreira. Da formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediador. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12487.  Epub 10-Dic-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12487.

Esse artigo refere-se a uma pesquisa que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente no movimento de um grupo colaborativo. Baseado na Pesquisa Colaborativa realizou-se um curso de extensão, cujas audiogravações foram analisadas segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Concluiu-se que o grupo colaborativo se consolidou como mediador relevante para o desenvolvimento docente; que a mediação do outro e os dramas vividos pelos professores são propulsores de desenvolvimento e que as decisões pedagógicas pautadas pela afetividade são determinantes num grupo. Por fim, apresentou-se pressupostos para inspirar a construção de grupos colaborativos como proposta de formação contínua para professores.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional Docente; Grupo Colaborativo; Mediação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )