SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Da formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediadorA identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GIULIATO, Mauro Volney  y  FELDKERCHER, Nadiane. O abandono da docência por professoras universitárias iniciantes. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12470.  Epub 12-Dic-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12470.

No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.

Palabras clave : Abandono docente; Educação superior; Professoras iniciantes; Pedagogia universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )