SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Abandonment of teaching by beginner university teachersProfessional teaching repertoires in the context of science and biology teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SANTANA, Kamila Lima de  and  MARTINS, Ângela Maria. A identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafios. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12382.  Epub Dec 12, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12382.

Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.

Keywords : Identidade profissional; Coordenação pedagógica; Sistema de gestão pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )