SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30O abandono da docência por professoras universitárias iniciantesRepertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SANTANA, Kamila Lima de  e  MARTINS, Ângela Maria. A identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafios. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12382.  Epub 12-Dez-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12382.

Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.

Palavras-chave : Identidade profissional; Coordenação pedagógica; Sistema de gestão pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )