SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Espaços educadores sustentáveis: um retrato dos processos educativosPontos e contrapontos da infância governada: o controle nas práticas pedagógicas com crianças pequenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CORREA, Adriana Katia  y  CLAPIS, Maria José. Projetos de formação de cursos técnicos de nível médio em saúde: análise crítica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11573.  Epub 21-Dic-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11573.

É significativa a atuação dos trabalhadores técnicos no cuidado em saúde. O objetivo deste estudo é analisar quais são os objetivos, finalidades e concepções adotados nos planos de cursos de educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, de escolas públicas e privadas no estado de São Paulo. Pesquisa qualitativa, documental, fundamentada em perspectiva histórico-dialética. Os objetivos e concepções adotados trazem à tona a tensão entre formação humana e formação para o mercado e suas implicações em termos de afastamentos e aproximações em relação ao SUS.

Palabras clave : Educação profissional; Formação profissional; Políticas públicas em educação.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )