SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Espaços educadores sustentáveis: um retrato dos processos educativosPontos e contrapontos da infância governada: o controle nas práticas pedagógicas com crianças pequenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CORREA, Adriana Katia  e  CLAPIS, Maria José. Projetos de formação de cursos técnicos de nível médio em saúde: análise crítica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11573.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11573.

É significativa a atuação dos trabalhadores técnicos no cuidado em saúde. O objetivo deste estudo é analisar quais são os objetivos, finalidades e concepções adotados nos planos de cursos de educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, de escolas públicas e privadas no estado de São Paulo. Pesquisa qualitativa, documental, fundamentada em perspectiva histórico-dialética. Os objetivos e concepções adotados trazem à tona a tensão entre formação humana e formação para o mercado e suas implicações em termos de afastamentos e aproximações em relação ao SUS.

Palavras-chave : Educação profissional; Formação profissional; Políticas públicas em educação.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )