SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Projetos de formação de cursos técnicos de nível médio em saúde: análise críticaFotografia e estética para a pedagogia da imagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

DOMINICO, Eliane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo  e  OLIVEIRA, Marta Furlan de. Pontos e contrapontos da infância governada: o controle nas práticas pedagógicas com crianças pequenas. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11450.  Epub 06-Dez-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11450.

O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.

Palavras-chave : Infância; Governamento; Michael Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )