SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Fotografia e estética para a pedagogia da imagemCuriosidades matemáticas na revista O Echo (1914-1931) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SALVADOR, Nayara Cunha; OLIVEIRA, Anderson José de  e  FRANCO, Neil. Fracasso, evasão e abandono escolar de pessoas trans: algumas reflexões necessárias. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11840.  Epub 28-Dez-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11840.

Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de "normalizar" os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.

Palavras-chave : Transmasculinidades; Transfeminilidades; Exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )