SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Curiosidades matemáticas na revista O Echo (1914-1931)PÉREZ, T. G. (Org.). Identidades docentes: la renovación del oficio de enseñar. Valência: Tirant Humanidades Edita: Tirand Lo Blanch, 2017. 233 Páginas. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha  y  LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12016.  Epub 28-Dic-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12016.

O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.

Palabras clave : Círculos formativos; Possibilidades/Desafios; Formação inicial do professor de matemática; Aprendizagem profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )