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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo; RODRIGUES, Maria dos Remédios  e  MOURA, Ellen Michelle Barbosa de. Migração e Educação: a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12671.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12671.

A partir da díade migração e educação este artigo objetiva verificar os documentos curriculares da Educação Básica da Região Nordeste do Brasil a fim de compreender como tais documentos refletem o fenômeno migração. Com base na orientação pós-estruturalista investigou-se os documentos à busca de marcações e variações da presença do sujeito migrante, considerando diferentes tradições teóricas, exercendo a bricolagem de modo crítico. Como considerações têm-se que os documentos curriculares ainda não consideram o fenômeno migração internacional e sua complexidade de modo contundente por meio de dois movimentos, o primeiro da invisibilidade e o segundo da consideração fragmentada e não problematizadora.

Palavras-chave : Migração Internacional; Educação; Currículo; Invisibilidade Social; Região Nordeste.

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