SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Migration and Education: the invisibilization of the migrant in curriculum documents in Northeastern BrazilThe entrance into the Physical Education course: perspectives about the reasons to make a choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CONTE, Isaura Isabel. Pedagogia da alternância na educação do campo em uma escola pública. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12746.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12746.

O texto reflete sobre a construção da Educação do Campo com Pedagogia da alternância em uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO com o objetivo de evidenciar elementos do Processo da educação rural para a educação do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com observação participante. Conclui-se que um novo processo pedagógico surge com inseguranças e conflitos, e a pedagogia da alternância desloca os fazeres do individual ao coletivo, forçando os sujeitos a se integrarem. Outros aspectos importantes são: criticidade e protagonismo dos alunos/as; proximidade entre professores, gestores, alunos/as e suas famílias; acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.

Keywords : Educação do campo; Pedagogia da alternância; Escola pública; Educampo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )