SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Migração e Educação: a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do BrasilA entrada no curso de Educação Física: perspectivas sobre os motivos de escolha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CONTE, Isaura Isabel. Pedagogia da alternância na educação do campo em uma escola pública. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12746.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12746.

O texto reflete sobre a construção da Educação do Campo com Pedagogia da alternância em uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO com o objetivo de evidenciar elementos do Processo da educação rural para a educação do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com observação participante. Conclui-se que um novo processo pedagógico surge com inseguranças e conflitos, e a pedagogia da alternância desloca os fazeres do individual ao coletivo, forçando os sujeitos a se integrarem. Outros aspectos importantes são: criticidade e protagonismo dos alunos/as; proximidade entre professores, gestores, alunos/as e suas famílias; acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.

Palavras-chave : Educação do campo; Pedagogia da alternância; Escola pública; Educampo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )