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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

LIMA, Maria do Carmo Walbruni  y  MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano. Diálogos, tensões e desigualdades no processo de implementação do ensino remoto nas escolas indígenas Tremembé. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12751.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12751.

O artigo discute as desigualdades no ensino remoto no contexto da COVID-19 a partir do caso das escolas indígenas Tremembé da zona rural do Ceará, que adotaram a estratégia de entrega de atividades impressas aos estudantes, considerando as limitações de acesso aos meios de conexão virtual dentro das aldeias. O estudo é resultado de pesquisa documental em Decretos, Pareceres e Diretrizes oficiais. Os relatórios de videoconferências analisados expressaram o tensionamento entre diretores indígenas e representantes do órgão estadual de educação, pois os Tremembé resistiam a essa estratégia porque temiam a proliferação do coronavírus durante a entrega das atividades aos estudantes.

Palabras clave : Ensino remoto; Desigualdades; Escolas indígenas; Resistência Tremembé.

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