SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Developmental education: the appropriation of mathematical knowledge in relation to the study activityProfessional Choice and Social Representations: a study with high school students from public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FRANCA, Anelize Castedo  and  FERNANDES, Luís Antonio Bitante. Corpos que resistem: algumas reflexões acerca da escola como lugar da disciplina. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12712.  Epub July 02, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12712.

O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca do espaço escolar como local de produção de saberes que, ao fazerem o uso de dispositivos disciplinares contribuem para a constituição de corpos docializados e úteis a um sistema de dominação hegemônico e que acabam por possibilitar a existência de corpos resistentes. Numa perspectiva teórico-metodológica que perpassa por alguns caminhos trilhados pelas teorias pós-críticas e teoria queer, empreenderemos algumas discussões tomando-se como referência pesquisas realizadas em escolas de Cuiabá. Análises acerca da relação entre Gênero, Sexualidades e Educação é nosso objeto, que visa desconstruir pensamentos conservadores que impossibilitam corpos resistentes.

Keywords : Disciplina; Educação; Corpos que resistem; Gênero; Sexualidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )