SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Escolha Profissional e Representações sociais: um estudo com estudantes de ensino médio de escolas públicasWahuiru Pakup: os sentidos da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BARROS, João. A escola higiênica a partir de Foucault: reflexões para um Brasil desafiador. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12056.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12056.

O objetivo nesse texto é refletir sobre a produção de anormalidades de um ponto de vista histórico-hermenêutico. Partindo do marco teórico proposto por Michel Foucault, veremos como o binômio normalidade-anormalidade, seja de modo disciplinar ou biopolítico, serve à produção de indivíduos mediante relações de saber-poder. Nestes termos, veremos como se dá a produção de anormalidades na obra de Foucault. Na segunda seção, veremos como a discussão sobre o biopoder pode ser utilizada no intuito de problematizar situações e casos ocorridos em nosso continente. Trata-se de relacionar a produção de anormalidades como o desenvolvimento do Higienismo na América Latina. Tendo a escola como ponto focal, será possível perceber algumas estratégias utilizadas na normalização e produção de corpos higiênicos.

Palavras-chave : Escola; Biopoder; Normalização; Higienismo; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )