SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31The hygienic school by Foucault: reflections for a challenging BrazilNotes on digital education, the covid-19 pandemic, stifled democracies and resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BREDER, Debora  and  SANTOS, Marta Castro dos. Wahuiru Pakup: os sentidos da escola. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11279.  Epub Apr 30, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11279.

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos da escola para os Sateré Mawé. De caráter etnográfico, a pesquisa procurou empreender uma “descrição densa” das relações sociais e simbólicas observadas na Escola Municipal Indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol), localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, Comunidade Monte Salém, Maués/Amazonas. A observação participante no dia a dia das famílias – da farinhada às brincadeiras no rio com as crianças –, e a escuta ativa realizada com os interlocutores da pesquisa – o professor, os alunos e seus pais – possibilitou a compreensão dos sentidos da escola para a comunidade.

Keywords : Educação; Educação escolar indígena; Etnografia; Sateré-Mawé.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )