SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31A escola higiênica a partir de Foucault: reflexões para um Brasil desafiadorNotas sobre a educação no digital, a pandemia covid-19, democracias sufocadas e resistências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BREDER, Debora  y  SANTOS, Marta Castro dos. Wahuiru Pakup: os sentidos da escola. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11279.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11279.

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos da escola para os Sateré Mawé. De caráter etnográfico, a pesquisa procurou empreender uma “descrição densa” das relações sociais e simbólicas observadas na Escola Municipal Indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol), localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, Comunidade Monte Salém, Maués/Amazonas. A observação participante no dia a dia das famílias – da farinhada às brincadeiras no rio com as crianças –, e a escuta ativa realizada com os interlocutores da pesquisa – o professor, os alunos e seus pais – possibilitou a compreensão dos sentidos da escola para a comunidade.

Palabras clave : Educação; Educação escolar indígena; Etnografia; Sateré-Mawé.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )