SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Notes on digital education, the covid-19 pandemic, stifled democracies and resistanceThe Image of the Teacher in the Times of the Ubiquitous Computational Relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SCHLEMMER, Eliane  and  MOREIRA, José António. Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação OnLIFE: Perspectiva Cartográfica e Gamificada. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13390.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13390.

O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.

Keywords : Acompanhamento e Avaliação; Educação Híbrida; Cartografia; Gamificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )