SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Notas sobre a educação no digital, a pandemia covid-19, democracias sufocadas e resistênciasA Imagem do Professor nos Tempos da Relação Computacional Ubíqua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SCHLEMMER, Eliane  y  MOREIRA, José António. Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação OnLIFE: Perspectiva Cartográfica e Gamificada. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13390.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13390.

O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.

Palabras clave : Acompanhamento e Avaliação; Educação Híbrida; Cartografia; Gamificação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )