SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Notas sobre a educação no digital, a pandemia covid-19, democracias sufocadas e resistênciasA Imagem do Professor nos Tempos da Relação Computacional Ubíqua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SCHLEMMER, Eliane  e  MOREIRA, José António. Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação OnLIFE: Perspectiva Cartográfica e Gamificada. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13390.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13390.

O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Acompanhamento e Avaliação; Educação Híbrida; Cartografia; Gamificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )