SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Monitoring and Learning Assessment in Hybrid Education and Onlife Education: Cartographic and Gamified PerspectiveBlended Learning in Basic and Higher Education: Literature Review of Student-Focused Topics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ZUIN, Antônio Alvaro Soares. A Imagem do Professor nos Tempos da Relação Computacional Ubíqua. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13405.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13405.

O autor do artigo tem como objetivo refletir sobre as características da imagem do professor nos tempos da chamada relação computacional ubíqua. Historicamente, observa-se que o professor, de forma geral, foi identificado como figura de autoridade decisiva para o aluno. Mas, será que tal identificação desta imagem do professor prevalece no contexto da cultura digital? Por meio da análise de produções clássicas e contemporâneas sobre esta questão, foi possível concluir que o professor e os alunos precisam ressignificar conjuntamente suas identidades, principalmente na sociedade cujo acesso a todas as informações podem ser feito em quaisquer espaços e tempos.

Keywords : Imagem do professor; Cultura Digital; Computação Ubíqua; Autoridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )