SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação OnLIFE: Perspectiva Cartográfica e GamificadaBlended Learning em Educação Básica e Superior: Revisão de Literatura das Temáticas Focadas nos Alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ZUIN, Antônio Alvaro Soares. A Imagem do Professor nos Tempos da Relação Computacional Ubíqua. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13405.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13405.

O autor do artigo tem como objetivo refletir sobre as características da imagem do professor nos tempos da chamada relação computacional ubíqua. Historicamente, observa-se que o professor, de forma geral, foi identificado como figura de autoridade decisiva para o aluno. Mas, será que tal identificação desta imagem do professor prevalece no contexto da cultura digital? Por meio da análise de produções clássicas e contemporâneas sobre esta questão, foi possível concluir que o professor e os alunos precisam ressignificar conjuntamente suas identidades, principalmente na sociedade cujo acesso a todas as informações podem ser feito em quaisquer espaços e tempos.

Palavras-chave : Imagem do professor; Cultura Digital; Computação Ubíqua; Autoridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )