SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Blended Learning in Basic and Higher Education: Literature Review of Student-Focused TopicsTeacher Training for Teaching in the Hybrid Classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEIXOTO, Joana. Contribuições à Crítica ao Tecnocentrismo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13374.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13374.

A crítica ao tecnocentrismo está presente na produção acadêmica no que diz respeito às relações entre tecnologias e educação, especialmente com base no argumento de que as tecnologias não desempenham papel preponderante na transformação das práticas pedagógicas. Por outro lado, tal produção insere-se na perspectiva tecnocêntrica do determinismo tecnológico, preconizando a imperiosa inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, as quais devem incluir os avanços tecnológicos. Este artigo defende que - para superar o tecnocentrismo - é necessária uma crítica dialética, a partir do exercício de um pensamento que parte e volta ao concreto, passando pelo abstrato.

Keywords : Tecnologias e educação; Tecnocentrismo; Abstração; Lógica dialética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )