SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Formação de Professores para Docência na Sala de Aula HíbridaCibertecnicismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ALVES, Lynn. Plataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de Dados. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13381.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13381.

Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima citadas no âmbito da educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.

Palavras-chave : Plataformização; Proteção de dados; Crianças; Ensino Remoto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )