SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Pandemia, Travessias e Mídias em Diálogo com Paulo Freire e a Pedagogia da EsperançaPaulo Freire: contribuições para insurgências e resistências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SALES, Kathia Marise Borges; ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO – o olhar do discente de graduação sobre o seu aprendizado. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13385.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13385.

Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando, entretanto, que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.

Palavras-chave : Aprendizagem; Ensino Remoto; Docência Online; Educação Superior; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )