SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO – o olhar do discente de graduação sobre o seu aprendizadoMulheres Digitais: Desafios (a serem) vencidos na Academia para Equidade de Fato índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PESCE, Lucila  y  ROCHA BRUNO, Adriana. Paulo Freire: contribuições para insurgências e resistências. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13382.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13382.

O artigo apresenta as vivências de duas professoras na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo, mostrando o papel capital das premissas freirianas nos processos formativos das pesquisadoras. A pesquisa formação busca apresentar, por meio das aludidas vivências, conceitos freirianos basilares em suas práticas profissionais e nos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa por elas liderados. Conclui que ações educacionais (re)fundamentadas sob o prisma freiriano situam-se como importantes instâncias de insurgências e resistências à perspectiva instrumental, na luta por uma educação emancipadora e solidária, tornando o inédito viável uma utopia possível.

Palabras clave : Educação Freiriana; Formação de Professores; Experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )