SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Paulo Freire: contribuições para insurgências e resistênciasEducação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ARAUJO, Aletéia  y  MORO, Mirella M.. Mulheres Digitais: Desafios (a serem) vencidos na Academia para Equidade de Fato. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13400.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13400.

O objetivo deste artigo é discutir amplamente o ser mulher na Academia Científica e a busca por equidade de gênero, em especial nas áreas de Computação e de Tecnologia da Informação e Comunicação - a mulher digital. Para isso, o artigo refuta o estereótipo da mulher multitarefa como a profissional ideal, o que tem provocado doenças mentais e físicas. O método utilizado é pesquisa bibliográfica e qualitativa. O artigo também inclui chamadas para ação e conclusões provocadoras, para que a equidade de gênero nas carreiras acadêmicas possa ser atingida de fato.

Palabras clave : Mulher Digital; Multitarefa; Equidade de Gênero; Desafios na Vida Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )