SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Education with Digital Technologies in Basic Education: reflections, aspirations, and distances for teacher trainingDistance Physical Education: Proposals for Pedagogical Mediation in Contexts for the Acquisition of Sensory-Motor Skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

KOEHLER, Cristiane  and  CARVALHO, Marie Jane Soares. Análise da Coesão em uma Rede Social Acadêmica. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13393.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13393.

Este artigo apresenta as interações sociais em rede e na rede de um grupo de estudos no Facebook. O objetivo é analisar a coesão entre os membros desse grupo. Trabalhamos com a análise de redes sociais onde os membros do grupo são atores e as interações são conexões. O grupo não é coeso. É um grupo centralizado em poucos atores que restringem a circulação das novidades na rede. A rede centralizada mostra que poucos atores concentram o poder sobre as informações. Para a educação online interessa construir redes sociais que fomentem o engajamento do maior número de atores.

Keywords : Análise de Redes Sociais; Coesão; Manifestações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )