SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Multiple interferences in technological educational products: an analysis in the context of PROFQUI in the Northeast and South regionsHigh School BNCC at the first public hearing: from the controversies in the process to the approved text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FERREIRA, Sandra Lúcia; CARELLE, Ana Claudia  and  MARCONDES, Anamérica Prado. A escuta discente: desafios e perspectivas para a gestão de uma escola técnica (ETEC). R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12710.  Epub Sep 26, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12710.

O artigo foca no diálogo entre dados avaliativos de macro e microssistemas no âmbito da gestão educacional. Analisa dados do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) explorando respostas de 174 discentes – Curso Técnico Nutrição Dietética (microssistema) – comparando-os com as manifestações de 150.004 estudantes dos diferentes cursos (macrossistema), visando o estudo de processos formativos e a identificação de interdependência entre as Etecs do Centro Paula Souza (CEETEPS), influenciadas por uma organização que deixa “marcas” de eficiência da gestão. São trazidas reflexões evidenciando avaliação positiva sobre condições de ensino/aprendizagem, ao lado de pouco diálogo no uso dos resultados do SAI para aperfeiçoar o processo avaliativo/decisional das Etecs.

Keywords : Política pública; Centro Paula Souza; Sistema de Avaliação Institucional; Gestão Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )