SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Múltiplas interferências nos produtos educacionais tecnológicos: uma análise no contexto do PROFQUI das regiões Nordeste e SulA BNCC do Ensino Médio: das controvérsias no processo de elaboração ao texto aprovado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERREIRA, Sandra Lúcia; CARELLE, Ana Claudia  y  MARCONDES, Anamérica Prado. A escuta discente: desafios e perspectivas para a gestão de uma escola técnica (ETEC). R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12710.  Epub 26-Sep-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12710.

O artigo foca no diálogo entre dados avaliativos de macro e microssistemas no âmbito da gestão educacional. Analisa dados do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) explorando respostas de 174 discentes – Curso Técnico Nutrição Dietética (microssistema) – comparando-os com as manifestações de 150.004 estudantes dos diferentes cursos (macrossistema), visando o estudo de processos formativos e a identificação de interdependência entre as Etecs do Centro Paula Souza (CEETEPS), influenciadas por uma organização que deixa “marcas” de eficiência da gestão. São trazidas reflexões evidenciando avaliação positiva sobre condições de ensino/aprendizagem, ao lado de pouco diálogo no uso dos resultados do SAI para aperfeiçoar o processo avaliativo/decisional das Etecs.

Palabras clave : Política pública; Centro Paula Souza; Sistema de Avaliação Institucional; Gestão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )