SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31A escuta discente: desafios e perspectivas para a gestão de uma escola técnica (ETEC)Decreto nº 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BARBOSA, Renata Peres; SILVA, Monica Ribeiro da  y  MOTTA, Lucas Gabriel. A BNCC do Ensino Médio: das controvérsias no processo de elaboração ao texto aprovado. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12745.  Epub 06-Oct-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12745.

Foram objetivos da pesquisa ora relatada: identificar os sujeitos envolvidos na formulação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e, também, problematizar o texto aprovado relacionando-o aos interlocutores e argumentos encontrados na primeira audiência pública acerca do tema, tomada aqui como campo relevante para a análise pretendida. A partir da transcrição integral das falas nessa Audiência, foram categorizados grupos de interesse e problematizadas as argumentações. Identificou-se uma polarização marcada pela arguição favorável à Reforma do Ensino Médio e à BNCC, concentrada em representantes ligados a fundações e associações do terceiro setor. A argumentação contrária foi protagonizada, majoritariamente, por entidades do campo acadêmico-científico e político-organizativo como sindicatos docentes e movimento estudantil.

Palabras clave : Políticas Curriculares; Base Nacional Comum Curricular; Reforma do Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )