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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
BARBOSA, Renata Peres; SILVA, Monica Ribeiro da e MOTTA, Lucas Gabriel. A BNCC do Ensino Médio: das controvérsias no processo de elaboração ao texto aprovado. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12745. Epub 06-Out-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12745.
Foram objetivos da pesquisa ora relatada: identificar os sujeitos envolvidos na formulação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e, também, problematizar o texto aprovado relacionando-o aos interlocutores e argumentos encontrados na primeira audiência pública acerca do tema, tomada aqui como campo relevante para a análise pretendida. A partir da transcrição integral das falas nessa Audiência, foram categorizados grupos de interesse e problematizadas as argumentações. Identificou-se uma polarização marcada pela arguição favorável à Reforma do Ensino Médio e à BNCC, concentrada em representantes ligados a fundações e associações do terceiro setor. A argumentação contrária foi protagonizada, majoritariamente, por entidades do campo acadêmico-científico e político-organizativo como sindicatos docentes e movimento estudantil.
Palavras-chave : Políticas Curriculares; Base Nacional Comum Curricular; Reforma do Ensino Médio.