SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Subjects, subjectivities, ways of life: problems in becomingWhat do Health students at a public university think about different teaching practice proposals in the community? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MENDES, Ana Paula Maciel Soukef; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa  and  HORN, Maria Lucila. Arte e fotografia no contexto escolar indígena a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12165.  Epub Oct 18, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12165.

O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.

Keywords : Fotografia; Escola; Povos Indígenas; Pedagogia Histórico-Crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )