Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
MENDES, Ana Paula Maciel Soukef; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa e HORN, Maria Lucila. Arte e fotografia no contexto escolar indígena a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12165. Epub 18-Out-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12165.
O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.
Palavras-chave : Fotografia; Escola; Povos Indígenas; Pedagogia Histórico-Crítica.