SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Sujeitos, subjetividades, formas de vida: problemas em devirQue pensam os/as estudantes da área de Saúde de uma universidade pública sobre diferentes propostas de práticas de ensino na comunidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MENDES, Ana Paula Maciel Soukef; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa  e  HORN, Maria Lucila. Arte e fotografia no contexto escolar indígena a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12165.  Epub 18-Out-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12165.

O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.

Palavras-chave : Fotografia; Escola; Povos Indígenas; Pedagogia Histórico-Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )