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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Do processo formativo-educacional enquanto afirmação das forças da vida segundo Nietzsche e a correlação envolvendo arte e filosofia no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13579.  Epub 26-Set-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13579.

Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, o artigo assinala o impacto na escola Welton dos novos métodos de ensino e aprendizagem do professor John Keating, que sublinha o sentido e o valor da vida, defendendo o cultivo de si e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. Dessa forma, fundado na crítica de Nietzsche à “cultura histórica” e à questão envolvendo os professores de filosofia - filósofos ou servidores da “história”? -, o artigo propõe a superação da redução do ser, da vida e da visão à cultura da “moda” e à alienação dos instintos e perda da liberdade.

Palavras-chave : Educação; Nietzsche; Filosofia; Cultura.

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