SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Do processo formativo-educacional enquanto afirmação das forças da vida segundo Nietzsche e a correlação envolvendo arte e filosofia no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”Educação financeira aplicada a servidores da educação em uma escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SANCHES, Gislaine Gomes Granado  e  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Formação de leitores: proposta pedagógica a partir da análise dos determinantes presentes no conto “O poço” de Mário de Andrade. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13780.  Epub 24-Out-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13780.

Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra "O poço" e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.

Palavras-chave : Educação; Leitura Literária; Formação de Leitores; Trabalho Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )