SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31DILEMAS DE DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A EMERGÊNCIA SANITÁRIA INTERNACIONAL (COVID-19) E NO SISTEMA ESCOLAR (BRASIL E MÉXICO) 2020-2021IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJECTORY, CONCEPTIONS AND CONTRIBUTIONS TO AN ANTI-RACIST EDUCATION IN BRAZILIAN SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FORMIGOSA, Marcos Marques  and  GIONGO, Ieda Maria. Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio Xingu. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13695.  Epub Dec 09, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13695.

O artigo tem como objetivo analisar os jogos de linguagem atinentes à atividade da pesca artesanal expressos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha na Amazônia Paraense. A metodologia tem inspirações etnográficas, incluiu vivências na comunidade e uma cartografia social produzida pelos discentes. A análise dos dados evidenciou que os alunos expressam jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, transmitindo-os a gerações e, assim, garantir a permanência dos moradores no local como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado, que, historicamente, tem lhes negado direitos fundamentais, como a educação.

Keywords : Ensino de Matemática; Etnomatemática; Anos Iniciais; Escola Ribeirinha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )