SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31DILEMAS DE DOCENTES SOBRE LA ENSEÑANZA REMOTA DURANTE LA EMERGENCIA SANITARIA INTERNACIONAL (COVID-19) EN EL SISTEMA ESCOLAR (BRASIL Y MÉXICO) 2020-2021IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FORMIGOSA, Marcos Marques  y  GIONGO, Ieda Maria. Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio Xingu. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13695.  Epub 09-Dic-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13695.

O artigo tem como objetivo analisar os jogos de linguagem atinentes à atividade da pesca artesanal expressos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha na Amazônia Paraense. A metodologia tem inspirações etnográficas, incluiu vivências na comunidade e uma cartografia social produzida pelos discentes. A análise dos dados evidenciou que os alunos expressam jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, transmitindo-os a gerações e, assim, garantir a permanência dos moradores no local como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado, que, historicamente, tem lhes negado direitos fundamentais, como a educação.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Etnomatemática; Anos Iniciais; Escola Ribeirinha.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )