Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
FORMIGOSA, Marcos Marques e GIONGO, Ieda Maria. Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio Xingu. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13695. Epub 09-Dez-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13695.
O artigo tem como objetivo analisar os jogos de linguagem atinentes à atividade da pesca artesanal expressos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha na Amazônia Paraense. A metodologia tem inspirações etnográficas, incluiu vivências na comunidade e uma cartografia social produzida pelos discentes. A análise dos dados evidenciou que os alunos expressam jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, transmitindo-os a gerações e, assim, garantir a permanência dos moradores no local como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado, que, historicamente, tem lhes negado direitos fundamentais, como a educação.
Palavras-chave : Ensino de Matemática; Etnomatemática; Anos Iniciais; Escola Ribeirinha.