SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31DILEMAS DE DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A EMERGÊNCIA SANITÁRIA INTERNACIONAL (COVID-19) E NO SISTEMA ESCOLAR (BRASIL E MÉXICO) 2020-2021IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FORMIGOSA, Marcos Marques  e  GIONGO, Ieda Maria. Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio Xingu. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13695.  Epub 09-Dez-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13695.

O artigo tem como objetivo analisar os jogos de linguagem atinentes à atividade da pesca artesanal expressos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha na Amazônia Paraense. A metodologia tem inspirações etnográficas, incluiu vivências na comunidade e uma cartografia social produzida pelos discentes. A análise dos dados evidenciou que os alunos expressam jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, transmitindo-os a gerações e, assim, garantir a permanência dos moradores no local como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado, que, historicamente, tem lhes negado direitos fundamentais, como a educação.

Palavras-chave : Ensino de Matemática; Etnomatemática; Anos Iniciais; Escola Ribeirinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )