SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio XinguPOLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: NUANCES SOBRE A INSTITUIÇÃO DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA E UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PINHO, Vilma Aparecida de  e  SILVA, Maria Madalena Silva da. IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14209.  Epub 09-Dez-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14209.

Este artigo busca discutir o legado de Iolanda de Oliveira, em especial, sua trajetória e as suas concepções e contribuições sobre a educação antirracista na sociedade brasileira. O método utilizado na pesquisa foi a história de vida com uso de documentos. A professora e pesquisadora negra apresenta uma luta incansável contra o racismo em diversos espaços e níveis de formação de professores; criou e participou de diversas ações que se configuram em estratégias de promoção da educação da população negra – o concurso negro, as comissões de avaliação de bolsistas da Fundação Ford e o GT Relações étnico-raciais da ANPED.

Palavras-chave : Iolanda de Oliveira; trajetória; educação antirracista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )