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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PARENTE, Francilene de Aguiar; MILEO, Irlanda do Socorro de Oliveira  y  SILVA, Luciana Costa da. CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14213.  Epub 09-Dic-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14213.

Analisa-se o livro de História do 5° ano do Ensino Fundamental à luz Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da inclusão do estudo da cultura e da História afro-brasileira e indígena nos currículos das escolas no Brasil. Investigou-se como é aplicada a Lei nº 11.645/2008 referente à questão indígena no livro didático de História “Ápis” da editora Ática, presente nas escolas da cidade e do campo no município de Altamira-PA, na Amazônia Paraense. Por meio da abordagem qualitativa mediada pela pesquisa bibliográfica e documental, as análises indicam um tratamento homogêneo, estereotipado e de silenciamento das sociedades indígenas no território brasileiro.

Palabras clave : Livro didático; Temática Indígena; Educação Diferenciada.

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