SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31CULTURES SILENCED IN THE AMAZON: LAW N° 11.645/2008 AND THE INDIGENOUS THEMES IN THE HISTORY TEXTBOOKPhilosophical reflections on the childhood of the moving author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FARIAS, Roseane Rabelo Souza  and  GOMEZ HERRERA, José. ACESSIBILIDADE NO BRASIL E NO MÉXICO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, BARREIRAS E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14297.  Epub Dec 09, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14297.

O artigo analisa a acessibilidade a partir de pesquisas da UFPA e UNAM. Sem ser um estudo comparativo, aborda uma narrativa ampla sobre acessibilidade nas instituições de ensino. Na UFPA os resultados revelam que ter acesso a universidade não implica necessariamente ter condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência. Na UNAM os resultados revelam que as pessoas com deficiência enfrentam diferentes barreiras sociais, psicológicas e estruturais. Ambos os estudos deixam claro que são necessárias ações administrativas, jurídicas e sociais efetivas; que possibilitem a acessibilidade e integração efetiva de pessoas com e sem deficiência.

Keywords : Acessibilidade; Educação Superior; Pessoas com deficiências; Preconceito.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )