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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

TREVISAN, Marlon Dantas  y  TREVISAN, Heliakim Marques. Reflexões filosóficas sobre a infância do movente. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12730.  Epub 30-Dic-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12730.

O texto apresenta a filosofia de Henri Bergson (1859-1941), com o intento de refletir sobre a infância do movente, realidade qualitativa, heterogênea da duração interior, perspectiva ontológica não alinhada aos trilhos epistêmicos tradicionais. Trata-se de conceber o mundo das crianças, a partir de um reposicionamento da inteligência, denunciando desta o logocentrismo, cientificismo, dentre outros estratagemas, que orientam rotinas escolares. A metodologia se inspira no intuicionismo bergsoniano, que busca apreender os movimentos do vivido entre matéria e memória, permitindo não somente investigar a infância, à luz desta filosofia, como resgatar passagens da docência na Educação Infantil, atuando-se com a linguagem musical.

Palabras clave : Bergson; Duração; Inteligência; Infância; Educação Infantil.

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