SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32Co-Elaborative and Co-Operative People Management – Building a new common project at schoolThe Mathematics Club and initial training for teachers who teach Mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BONA, Viviane de  and  COSTA, Marcela Karolinny da Silva. Representações Sociais e Infância em um Mundo Tecnológico: o que crianças têm a dizer?. R. Educ. Públ. [online]. 2023, vol.32, e13970.  Epub Dec 28, 2023. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.13970.

A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar que a presença das tecnologias, ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica.

Keywords : Criança; Representações Sociais; Tecnologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )