Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
BONA, Viviane de and COSTA, Marcela Karolinny da Silva. Representações Sociais e Infância em um Mundo Tecnológico: o que crianças têm a dizer?. R. Educ. Públ. [online]. 2023, vol.32, e13970. Epub Dec 28, 2023. ISSN 2238-2097. https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.13970.
A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar que a presença das tecnologias, ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica.
Keywords : Criança; Representações Sociais; Tecnologias.












