Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida; BORGES, Scarlett Giovana e SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Ocupe as Ruínas: ensaio sobre a educação em Direitos Humanos nas ocupações estudantis em 2015/2016. R. Educ. Públ. [online]. 2023, vol.32, e13588. Epub 28-Dez-2023. ISSN 2238-2097. https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.13588.
Nesse ensaio, analisamos as ocupações estudantis das escolas públicas no Brasil, entre 2015 e 2016, em relação ao seu potencial transformador do cotidiano escolar. A Educação em Direitos Humanos é evidenciada, nesse contexto, como vivência e reflexão acerca dos ideais democráticos de cidadania e de justiça social, proposta na ressurgência da práxis educativa. Consideramos que as ocupações estudantis, em sua capacidade comunicativa, colocaram em pauta e em prática a Educação em Direitos Humanos, tomando a escola e a mídia como ruína de seu próprio processo institucional.
Palavras-chave : Educação; Educação em Direitos Humanos; Ocupações Estudantis; Ocupar Ruínas.