SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2World Bank and OECD as prophets of internationalization of basic educationThe internationalization of education and the construction of world-class evaluation systems for Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Políticas em Debate

On-line version ISSN 2238-8346

Abstract

CRUZ, Bruno Nicolau Cerine da; MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima  and  MARTINELI, Telma Adriana Pacifico. O Projeto Principal de Educação e a internacionalização da reforma curricular latino-americana: reverberações na BNCC. Rev. Educ. Polít. Debate [online]. 2024, vol.13, n.2, a2024-70974. ISSN 2238-8346.  https://doi.org/10.14393/repod-v13n2a2024-70974.

Este artigo teve como objetivo analisar os boletins informativos publicados pela Unesco/Orealc, de 1982 a 1999, para orientar o Projeto Principal de Educação e a reforma curricular na América-Latina, em particular a BNCC, no Brasil. Tratou-se de uma pesquisa de caráter documental fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos de Shiroma, Campos e Garcia (2005). Por meio da análise do discurso, foi possível identificar que o Projeto Principal de Educação influenciou a construção da política educacional brasileira com alguns princípios, tais como: a gestão financeira da educação, o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho.

Keywords : Política Educacional; Projeto Principal; Reformas Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )