SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Ler o discurso político: sons e imagens na produção da verdade em pronunciamentos eleitoraisAudiolivro: um suporte para a educação literária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

VIEIRA, Luciene Cerdas  y  GUARNIERI, Maria Regina. O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): “O mudar é muito difícil”. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.19-27. ISSN 2317-0972.

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que investigou o que as pesquisas dos Programas de Pós -Graduação em Educação do Estado de São Paulo produzidas entre 1980 e 2005, com foco no trabalho de professores alfabetizadores, dizem a respeito dos procedimentos, práticas e saberes que caracterizam a atuação desses docentes. Primeiramente, fazemos uma breve contextualização da alfabetização. Em seguida, destacamos a análise do corpus (oito teses e 32 dissertações) nos focos temáticos: procedimentos de alfabetização, práticas docentes e saberes docentes. Os dados apresentados neste artigo permitem apontar permanências e indícios de alterações nas práticas dos alfabetizadores e, consequentemente, nas pesquisas sobre estas.

Palabras clave : Alfabetização; Práticas Docentes; Saberes Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )