SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): “O mudar é muito difícil”Literatura juvenil contemporânea: dilemas da pluralidade cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SOUZA, Maria Salete Daros de; CELVA, Rubia Aparecida  e  HELVADJIAN, Vanessa. Audiolivro: um suporte para a educação literária. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.28-36. ISSN 2317-0972.

Introduzir o audiolivro como suporte para a educação literária dos alunos é o propósito deste estudo. O audiolivro, ou livro falado, está sendo descoberto aos poucos no Brasil. Dados revelam que a competência leitora é ainda frágil entre crianças e jovens brasileiros e que o gosto de ler literatura ainda não é um dado cultural em nosso país. Com o objetivo de atrair e despertar o interesse dos alunos para a leitura, incluímos o audiolivro na metodologia de trabalho. Desenvolvido com alunos de quinta série do Ensino Fundamental de uma escola municipal, o projeto comprova resultados bastante animadores e conclui que esse novo suporte pode ser usado com sucesso em aulas de leitura e de literatura. A proposta enseja contato com gêneros textuais diversos, impressos e/ou eletrônicos, e propicia novas circunstâncias de leitura, estendendo o universo da metodologia das aulas de Língua Portuguesa para além do suporte de papel.

Palavras-chave : Audiolivro; Literatura; Formação de Leitores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )